segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rio+20 terá ‘Aldeia Kari-Oca

Líderes indígenas do Brasil e do exterior vão se reunir em Jacarepaguá,  conectados com nações de outras partes do mundo:

Durante a Rio+20, o conceito do filósofo Marshall McLuhan será exercido na  prática por 400 indígenas brasileiros e outros 1.200 estrangeiros, vindos de  países tão diferentes como Etiópia e Estados Unidos. Nos dias da conferência das  Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável (Rio+20), de 13 a 22 de junho,  eles participarão de debates ligados às questões ambientais em cinco ocas  superconectadas, que serão montadas na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá.  A aldeia, chamada Kari-Oca, é uma reedição da que foi erguida, também em  Jacarepaguá, para a Rio 92.
Principais líderes espirituais indígenas do mundo discutirão temas no campo da sustentabilidade e da economia verde.
Os 400 índios brasileiros que virão à cidade para a Rio+20 integram 25 nações.  Do exterior, entre os grupos esperados, estão os Maias - da América Central, os  Miskitos- da Nicarágua e índios do Canadá.
A programação já prevista para acontecer na Kari-Oca inclui o lançamento oficial  dos primeiros Jogos Mundiais Indígenas, com a assinatura de um protocolo entre  16 países. Aproveitando a onda dos Jogos Olímpicos de 2016, o evento, que tem como motivo a celebração e não a simples competição, já tem  o apoio do Ministério do Esporte, contará com jogos tradicionais indígenas, como  corrida de tora, futebol de cabeça e travessia de rio a nado. Na Kari-Oca também devem ocorrer atividades diversas, sempre dentro da temática  da Rio+20, como saraus com artistas envolvidos na causa e poetas indígenas  brasileiros e estrangeiros.
O prefeito disse aprovar a ideia de realizar no Rio a primeira edição dos Jogos Mundiais  Indígenas.
Será um encontro histórico.

Reportagem resumida do Jornal o globo on line, em 04/05/2012.


Um comentário:

  1. A dupla de pedagogas que produziu o blog realizou acesso a alguns blogs e disponibilizou uma lista com os eleitos e os recomenda para acesso.
    Existe neste blog vários vídeos retirados da fonte you tube.
    Percebemos que a linguagem visual e oral foram privilegiadas para divulgar as informações sobre o evento Rio +20 e os movimentos que estão sendo realizados para que a oportunidade de encontro de chefes mundiais possa ser realmente um sinal de mudança para todas as nações.
    Entre os temas das reportagens estão: O futuro do planeta, Humanidade precisará de "três planetas" em 2050; Ecoalfabetização, SOS água e Rio+20 terá ‘Aldeia Kari-Oca (Reportagem resumida do Jornal o globo on line, em 04/05/2012).
    Esta última noticia mostra que além de chefes de estado os índios também participarão do evento pessoalmente e os que ficarão nas aldeias estarão conectados em tempo real assistindo a todos os eventos que acontecerão durante a RIO +20. É a tecnologia a serviço de todos, independente da distância.

    ResponderExcluir