Segundo o pesquisador austríaco Fritjof Capra, apenas uma alfabetização ecológica salvará o planeta. Para ele, a ideia de sustentabilidade deve ser implantada em estudantes, empresários etc.
O termo Ecoalfabetização recebeu este nome nos anos 90 e significa a implantação de uma consciência ecológica. Ele já dirige uma entidade nos EUA, que ajuda escolas a incluírem sustentabilidade no currículo, com tarefas participativas e multidisciplinares, iniciativa que falta no Brasil. para ele, a ecologia não pode ser compreendida nem abordada separadamente de outras áreas do conhecimento.
Entre as sugestões de Capra, estão por exemplo, levar as turmas pré-escolares em uma horta, afim de desenvolver uma consciência ecológica. Agora, falta os professores se inspirarem e trabalharem esses temas em sala de aula.
E aí, vamos?
http://www.radarrio20.org.br/index.php?r=site/view&id=234745
É interessante a visão do pesquisador. Fala-se tanto em educação ambiental, mas como colocar em prática essa ideia? A sugestão de colocar no curriculo escolar a sustentabilidade é o início de uma conscientização desde o início da educação para a cidadania, visando ampliar os conhecimentos e incentivando a prática de atitudes sustentáveis desde o início. Fica o convite aos futuros profissionais que zelam pela melhoria do ambiente em que vivemos para que tenhamos o desejo de colocar em prática essa ideia no ensino com a visão de que para haver a consciência é necessário que haja a educação.
ResponderExcluir