sexta-feira, 22 de junho de 2012

Muriqui Rio 2016

 Candidatura para mascote dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

   A Mata atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta, possui uma rica biodiversidade abrigando muitas espécies em extinção. Dentre elas, podemos destacar o Macao Muriqui. O Muriqui é o maior entre os primatas de todo o continente americano. Ele é exclusivamente brasileiro, nativo da Mata Atlântica, principalmente do Rio de Janeiro.
   O Rio de Janeiro é o único estado onde, possivelmente, estão presentes as duas espécies de Muriqui, o Muriqui-do-sul e o Muriqui-do-norte. Muriquei em tupi-guarani significa "povo manso da floresta", representando a tão esperada paz nos jogos olímpicos.
   O Muriqui é um dos primatas mais ameaçados do planeta, precisando urgentemente ganhar fama e visão para ser salvo da extinção. Possui comportamento solidário, trabalha em equipe e convive harmoniazamente com o coletivo.
   Desta forma, acreditamos que o Muriqui seja o animal ideal para  mascote dos Jogos Olímpicos de 2016, por representar bem o Brasil e em geral, e o Rio de Janeiro em particular, e ao mesmo tempo enfatizar valores como a paz, a cooperação, o trabalho em equipe, a convivência familiar e a conservação da natureza.

ENTRE NO SITE E FAÇA A SUA PARTE: www.muriqui2016.com.br



Um comentário:

  1. Muriqui – gente que bamboleia, que vai e vem, povo manso da floresta. Esse é o significado da palavra em tupi-guarani para um macaco que vive em nossa floresta. Antes de assistirmos a esse vídeo - que faz parte da campanha para o Mascote das Olimpíadas de 2016 no RJ - nunca tínhamos ouvido falar dele. Realmente conhecemos pouco da nossa biodiversidade e é legal a ideia, pois chama a atenção para o Muriqui tido como um animal que tem espírito coletivo, que doa o seu corpo para que os outros possam passar... Belo simbolismo a inspirar atitudes mais solidárias, a importância do outro em nossa vida, o trabalho em grupo valores em consonância com tudo o que temos discutido sobre a preservação de nossa vida no planeta. Valeu a informação do grupo!
    Um abraço do grupo “Criança: Bem-Vinda!”

    ResponderExcluir