sexta-feira, 22 de junho de 2012

O fim do lixão de gramacho

"É melhor ser catador de lixo do que bandido". E quem terá coragem de dizer à este catador que ele está errado. Após 36 anos, o lixão de Gramacho será fechado. O maior lixão a céu aberta abriga cerca de 20 mil catadores de lixo reciclável que tiram dalí seu único sustento. A medida foi tomada para evitar um desastre ecológico, já que o terreno que fica as margens da Baía de Guanabara é instável. O trabalho realizado por essas pessoas é perigoso devido ao grande número de dejetos e resíduos tóxicos presentes em meio a todo o restante, porém o trabalho de reciclagem de papel, vidro e alumínio tem suas vantagens.
As cooperativas de reciclagem revindicaram seus direitos juntoà justiça e cada trabalhador poderá receber uma indenização do estdao no valor de até 15 mil reais,já que cada trabalhador conseguia tirar dali em média 4 a 5 salários mínimos por mês.
Para alguns trabalhadores, apesar da indenização o fechamento de Gramacho é um crimo devido a quantidade de material reciclavel que esta sendo soterrado no lixão de Seropédica. Ao longo de 36 anos esses trabalhadores desenvolveram um papel importante para o desenvolvimento sustentável, mesmo sendo uma profissão pouco reconhecida e muitas vezes arriscando a própria vida. E agora o que serão deles? O futuro deles agora é um mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário