quinta-feira, 31 de maio de 2012

Meio ambiente em foco.

  Exatas duas décadas após a ECO92, o Rio se prepara para receber mais de 100 líderes dos 193 estados que fazem parte da organização das nações unidas (ONU). Com dois temas centrais - a economina verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. A conferência deverá contribuir para que os países participantes definam a agenda do desenvolvimento sestentável para as próximas déadas, e vai transformar o Rio na capital mundial do meio ambiente.
   Entra na pauta um balanço sobre o que foi feito nos últimos 20 anos e sobre o que pode ser feito para recuperar os estragos que já fizemos, além de bolar maneiras de progredir causando o mínimo de danos ao planeta. Porém, uma tarefa tão grande não cabe apenas aos governantes, por isso cerca de seis mil empresários vão se reunir com a mesma agenda em eventos paralelos.
   Ao longo dos dez dias, a Rio+20 será dividida em três momentos: Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, será realizada a III Reunião do Comitê preparatório, onde representantes governamentais se reunirão para a negociação dos documentos a serem adotados na conferência. Logo em seguida, entre 16 a 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil com diálogos para o Desenvolvimento sustentável tomam conta do Riocentro, onde os resultados serão levados aos líderes presentes na cúpula. Com o apoio do Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento, a iniciativa dos diálogos foi lançada por meio de uma plataforma digital, no endereço www.riodialogues.org, com o objetivo de criar um espaço de discussão amplo e interativo, acessível em quatro idiomas.
   Finalmente, a Rio+20 encerra seu calendário com o evento principal, que vai de 20 a 22 de junho, quando se reunem os chefes de estado e de governo dos países - membros das Nações Unidas.
   Na agenda, deverá ser avaliado o progresso do cumprimento dos acordos em deenvolvimento sustentável das várias conferências da ONU realizados desde a Rio 92, sendo o mais importante deles, a chamada Agenda 21.
   cabe agora avaliar o que ainda precisa ser feito para se alcançar o ideal do desenvolvimento sustentável.
   FONTE: Estação notícia ano V - nº 56 de junho 2012

Um comentário:

  1. O site tem notícias e vídeos com diversos temas relacionados ao assunto.

    ResponderExcluir