quarta-feira, 30 de maio de 2012

Bernardo: o menino que pensava azul!

   Galera, é o seguinte, achei um livro que tem como nome o título deste post. Dei uma resumida e apresentei aos alunos, como estamos trabalhando RIO+20 na escola, acabou virando tema central do projeto bimestral. Espero que vocês gostem, dá para usar nas aulas de ciências e de Português, tem um bom material para explorar. Mãos à obra!!!


                               BERNARDO: O MENINO QUE PENSA AZUL!
                                                              Daisy Lucas


   Pela janela da casa de Bernardo, entrava muita fumaça dos carros que passavam e ouvia-se um "bibi" de buzinas que não acabava mais.
   O barulho era tanto que Bernardo não ouvia nem os seus pensamentos... Ele então começou a sentir pena da natureza e pensou sobre Ecologia.
   Ecologia é uma ciência que estuda como as pessoas tratam o meio ambiente em que vivem e o que podem fazer para melhorá-lo.
   Bernardo então pensou em alguma coisa que poderia ajudar o meio ambiente, como por exemplo, andar mais de bicicleta pois ela não solta fumaça e o ar fica bem limpinho!
   A poluição é apenas um dos problemas ecológicos, mas existem outros. para resolvê-los, é preciso que as pessoas lembrem que estão todos no mesmo planeta e que portanto a natureza é a mesma para todos, esse é um pensamento ecológico.
   Pensar ecológico é lembrar da água dos rios que mata a nossa sede; das plantas e dos animais que nos alimentam e dos seres humanos que regam as plantas e alimentam os animais em suas casas. Como não podemos regar as árvores nas florestas, nem alimentar os animais selvagens, devemos preservá-los e evitar a caça predatória, ou seja, proibir a caça de filhotes, de animais ameaçados de extinção, etc.
   Todo esse pensamento ecológico é chamado de "pensar azul", mas não resolve apenas pensar, é necessário agir. Se pensarmos, mas não realizarmos as coisas que pensamos, nada muda à nossa volta. Se todos pensarem azul, não teremos fumaceira cobrindo o céu e manteremos a cidade limpa. É necessário jogar o lixo no local correto e através da reciclagem, o lixo pode ser transformado ou reaproveitado. Por exemplo, a reciclagem de latinhas proporciona uma economia enorme de energia elétrica. Uma única latinha de alumínio economiza a mesma energia de uma TV ligada por três horas!
   Na nossa casa podemos fazer como Bernardo, separar o lixo em sacos diferentes, um para vidro, outro para plástico, papéis, restos de comida, pilhas e baterias. Após isso, é preciso que a prefeitura faça a coleta seletiva, onde o lixo separado é encaminhado então para cooperativas que trabalham com reciclagem. Em algumas cidades, já temos até lixeiras para a coleta seletiva, sendo uma de cada cor: vidro na lixeira verde, plástico na lixeira vermelha, alumínio na amarela e papel na azul.
   Bernardo lembrou que sua avó mistura água, casca de cenoura, batata e outros legumes no liquidificador e depois joga tudo na terra como forma de adubo para a terra ficar mais vitaminada.
   Bernardo concluiu então que é preciso ser ecológico e que somos assim quando cuidamos não só das árvores e dos animais, mas também dos seres humanos, porque eles fazem parte do ambiente em que vivemos, isso é ecologia humana!


                                                           Adaptação: Maryna Fernandes


FONTE: Livro "Bernardo: o menino que pensa azul!"
                          Autora: Daisy Lucas
                          Editora: Letras e expressões
                                                         
   


   

Um comentário:

  1. Verificamos que o blog apresenta um bom layout e houve uma dedicação e cuidado com a seleção das reportagens que fariam parte dele.
    Além de vídeos consta pesquisa em vários jornais e fontes de reportagens como por exemplo: Jornal Destak e Revista VEJA on line.
    Entre as várias reportagens existe a indicação de um livro (BERNARDO: O MENINO QUE PENSA AZUL! Da autora: Daisy Lucas).
    O livro possui uma leitura muito interessante e para comentar sobre a RIO +20 ele pode ser apresentado aos alunos e trabalhado com vários conteúdos curriculares de todas as disciplinas.
    A interação entre o blog e seu usuário pode acontecer através da leitura de reportagens e de acesso a vídeos sobre temas relacionados a RIO+20.

    ResponderExcluir