domingo, 1 de abril de 2012

Como andam os preparativos para a Rio+20 ?

    Está semana começou com uma excelente entrevista do Alemão que acidentalmente nasceu no Brasil, Achim Steiner. Confira abaixo o resumo desta entrevista.
   Segundo diretor - executivo do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Achim Steiner, é preciso que efetivamente seja cobrado dos líderes mundiais, para que os acordos assinados sejam cumpridos.  Como não existem punições aos países que não cumprem os acordos, o que acontece é a falta de ações efetivas para o cumprimento destes. Segundo o mesmo, os processos de peparação da conferência estão muito lentos.
   Além de questionar o que foi realizado desde a Eco92, a Rio+20 trará como discussão, dentre outros temas, a transição para uma economia de baixo carbono e uma transição para a economia verde, que inclua a erradicação da pobreza, além de definir um novo quadro institucional. Com a escolha deste último tema, a Onu deixa claro a procupação com o modelo econômico, que está nos levando à um desenvolvimento insustentável e aprofundando a desigualdade social.
   Segundo Achim, é cedo para supor o que sairá da Rio+20, mas garante que podemos esperar um documento político, onde haja um apelo à economia verde, incluindo as energias limpas, para que as parcerias de energia renovável possam ser dobradas nos próximos anos. Porém , em contrapartida, afirma que não saíra da conferência um instrumento legal como ocorreu na Eco92, pois já há um demanda enorme de acordos assinados, e esse será o momento de os  países debruçarem-se sobre esses acordos assinado e implementá-los.
   Outro tema que estará no centro das discussões  da Rio+20 é o fortalecimento do Phuma, o que já é vontade do governo de vários países, como por exemplo os países da União Europeia e alguns da África, o Brasil está no grupo dos países que ainda não manifestaram o apoio à transformação do Phuma numa agência especializada da ONU, mas esperá-se que por ser o país sede, o Brasil possa apoiar e facilitar a aceitação desta nova ideia.
   O que se sabe ao certo, é que todo o processo de preparação da Rio+20, está muito lento, o que está atrasando todo o processo negociador e fazendo com que corramos o risco de a Rio+20 ser apenas uma simples conferência, e não uma boa e verdadeira cúpula, como foi a ECO92.
   Por hora, podemos comemorar, pois o Brasil vai sediar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 5 de junho.

  

O futuro do mundo nas mãos dos homens... tenhamos com ele o mesmo carinho que temos com nossos semelhantes.


MELO,L. ONU:"É preciso mais ambição na Rio+20". O Globo, Rio de Janeiro, 01 de abr. 2012. Caderno de Economia, p.27

Nenhum comentário:

Postar um comentário